Nos últimos anos, o Marketplace se tornou uma das formas mais fáceis e rápidas de começar a vender pela internet. Plataformas como Mercado Livre, Shopee, Amazon, Magalu e Americanas permitem que qualquer pessoa ou empresa anuncie seus produtos dentro de um grande shopping virtual online.
Mas será que vale a pena? Quais os custos? Quais as vantagens e desvantagens em relação a ter uma loja própria? Vamos entender tudo neste guia completo.
Um marketplace é como um shopping virtual: várias lojas e vendedores oferecem seus produtos dentro da mesma plataforma.
O cliente entra, pesquisa o que deseja e escolhe de qual vendedor comprar.
Exemplos: Mercado Livre, Shopee, Amazon, Magalu, Americanas.
Sim, vale a pena principalmente se você está começando e não quer investir muito em estrutura inicial.
O marketplace é ótimo para testar produtos, entender o público e gerar suas primeiras vendas.
No entanto, se quiser construir uma marca sólida, o ideal é, com o tempo, ter também uma loja online própria.
Exemplo: se você vender um produto de R$ 100, pode receber apenas R$ 80 após taxas.

A melhor estratégia é começar vendendo em marketplace (baixo custo, alto alcance) e, aos poucos, criar sua própria loja online para construir marca e fidelizar clientes.
Assim, você aproveita o melhor dos dois mundos.
Se você deseja começar rápido, sem grandes investimentos e testar seus produtos no mercado, o Marketplace é ideal.
Mas não dependa apenas dele: use como trampolim para evoluir seu negócio e migrar para uma loja online própria no futuro.
Esse guia foi criado para te ajudar a decidir se vale a pena vender em marketplaces e como começar da forma certa.